PROJETO O BAILÃO CULTURAL


O Projeto Bailão Cultural é um evento mensal, que acontece aos domingos, das 18hs às 23hs, em Pelotas. Muito mais que um baile de final de semana é um evento onde a Cultura de Pelotas tem encontro marcado com todas as áreas.

Com o intuito de oferecer cultura a toda comunidade, no Bailão Cultural não é cobrado ingresso, são distribuídos convites que poderão ser retirados na sede da SECULT e nas sedes de possíveis apoiadores.

Nas quatro edições realizadas, alcançamos um público superior a 1200 pessoas e o que mais chamou a atenção foi a qualidade do público presente. Crianças, muitos estudantes universitários, idosos e um número significativo de artistas de variadas áreas culturais se encontraram no Bailão Cultural.

Um ambiente cultural é montado, o público vai se chegando e começa mais um encontro das artes. A primeira atividade é a apresentação de um artista da cidade convidado, uma breve mostra/show autoral. Em seguida o bloco ”A arte da rua” (capoeira, teatro, batalhas de rap, dança de rua ...),um primeiro bloco do show de Kako Xavier e sua banda, mais um intervalo cultural (capoeira, teatro, batalhas de rap, dança de rua ...) entra o show do artista convidado, de fora da cidade, e no encerramento Kako Xavier faz o segundo bloco com a presença dos convidados.

Com missão de valorizar e divulgar da Cultura Afro do RS, o artista Kako Xavier e o grupo recebem os artistas convidados e mostram, de forma festiva, sua obra no embalo dos tambores do sul.

Um evento dinâmico e construído com o público, caracterizando uma verdadeira revista mensal de arte e cultura popular. Com a proposta de mostrar o som autoral e assim estimular os artistas da cena local, mexendo na sua auto-estima, o Bailão Cultural trouxe grandes nomes da cena do RS.

LOCAL

Com 90 anos completados em 2011, o Clube Cultural Fica Ahí foi recentemente transformado em Ponto de Cultura, é o local perfeito para o Bailão Cultural. Esta reformado, conta com o seu Museu Histórico, tem a identidade com o projeto e amplo salão com capacidade para acolher quase 500 (quinhentas) pessoas confortavelmente.

Mesmo sendo um Clube Negro, o Bailão Cultural não é um evento destinado somente para etnia negra. A estrutura do clube oferece ao público mesas e cadeiras, seguranças e serviço de bar. Também amplo espaço para o público cair na dança.

PRIMEIRA EDIÇÃO

Na primeira edição, o convidado especial foi o cantor Paulo Dionísio, da banda Produto Nacional de POA, uma das mais importantes bandas de reggae do Brasil. O artista ficou maravilhado com o que viu e ouviu e foi um dos grandes divulgadores do projeto em POA. Também foram muito aplaudidos os Mc’s JJ Maurício e Nossile, artistas pelotenses que fortalecem o hip-hop de rua em frente ao teatro sete de abril, numa batalha de rap envolvente.

SEGUNDA EDIÇÃO

Na segunda edição, tivemos a presença do ator Alexandre Mattos comentando a apresentação do filme Marcovaldo, a Capoeria do grupo Ilha de Mar Grande, do Contramestre Jarrão e Kako Xavier recebeu o artista Tonho Crocco, vocalista da banda Ultramen, que se surpreendeu com a identidade, estrutura e participação do público no Bailão Cultural. Nesta edição tivemos a presença de um grande público.

TERCEIRA EDIÇÃO

Na terceira edição o evento começou rodando no Telão os clipes das bandas de Pelotas, em seguida a apresentação da Cia de dança Daniel Amaro. Foi rodado trechos do filme O Grande Tambor, do Mestre Batista. Nesta edição Kako Xavier recebeu Richard Serraria, a voz da banda Bataclã FC, uma das mais importantes bandas de Rock Alternativo do nosso estado. A banda tem uma preocupação com a poesia e desde seu lançamento utiliza o tambor de sopapo.

QUARTA EDIÇÃO

Na quarta edição o Bailão Cultural foi para a região do Porto, o evento aconteceu no Galpão, era a ideia de começarmos a fazer o Bailão itinerante. Nesta edição tivemos a surpreendente participação do grupo de teatro AFROCENA, que descobriu na internet o Bailão e veio divulgar seu trabalho trazendo seu trabalho. Muito aplaudido também o grupo de dança de rua TREM DO SUL, os meninos arrasaram e prepararam o clima para o show de Kako Xavier e seu convidado, Vicente Pimentero.

O projeto conta também com a Tenda Cultural onde é disponibilizada à venda os CDs e outros materiais dos artistas de Pelotas e dos convidados envolvidos no projeto. Importante ressaltar que nas três primeiras edições os artistas convidados trouxeram seus CDs e todos foram vendidos.

Abaixo indicamos o link de um vídeo do BAILÃO CULTURAL, assista vale a pena!
http://www.youtube.com/watch?v=FP_0dV3F8Is

Fiquem ligados em breve a programação 2013 do Bailão Cultural estará no ar!

Maiores informações

TriBom Produtora
Rua São Leopoldo, 243 –Bairro Laranjal – Pelotas/RS – CEP 96090-700
Email tribomprodutora@gmail.com - fones 53 32270649 e 53 91003003